quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Parando pra pensar...

Acabo de ler esse post no blog da Wania, é uma breve reflexão escrita pelo meu primo Gil, e gostei tanto que trouxe pra cá também...

Segue minha tentativa de escrever um "Maná da terça-feira"! Tem tanto louco escrevendo absurdos por ai, que até eu arrisquei... Mas cuidado com a indigestão...

Ontem no Fantástico, ... Ops, ...É, eu sei que o Fantástico é na hora do culto, mas tem dias que é melhor a gente ficar em casa meditando em Deus que nos dá o "maná de cada dia". Não tentando entender, mas admirando o que nos foi dado e louvando a Deus por isso...

Pois bem, voltando ao Fantástico, assisti um vídeo muito interessante sobre a "visão cega". O título me chamou a atenção! Como pode? Visão Cega é antagônico, como Doce Amargo, como Sábio Tolo, Piada sem graça, cristão que não é Sal e Luz... É engraçado, mas pensando bem, não é que essas todas essas coisas contraditórias existem!!!

Desculpe, desviei de novo, vamos ao Fantástico: Um homem ficou cego devido a dois derrames consecutivos que destruíram completamente o córtex visual dele, que é a área do cérebro responsável pela percepção das imagens. Quando abriu os olhos, depois dos derrames, o paciente não via mais nada e passou a agir como um cego. Mas o vídeo do Fantástico mostra o homem cego atravessando um corredor que não conhecia, cheio de obstáculos, todavia não toca em um único obstáculo. Este é mais um mistério do cérebro que a neurociência explica. E a explicação me chamou muito a atenção. Vou simplificar aqui, e quem quiser ver a matéria completa pode ir no link que indico no fim do texto.

"Acontece que a visão humana é bem mais complexa do que uma simples percepção de imagens. Antes de serem processadas pelo córtex visual, as informações que entram pelos nossos olhos passam por estruturas no meio do cérebro que mapeiam nossa posição no ambiente e são fundamentais para conseguirmos planejar nossos movimentos e desviar de uma pessoa, por exemplo. Como essas estruturas não foram afetadas pelos derrames e nem os olhos, o homem consegue caminhar normalmente pelo corredor. Ele pensa que está andando em linha reta, mas, sem apoio ou ajuda de ninguém, ele cuidadosamente desvia de cada um dos obstáculos no chão. É incrível o que ele consegue fazer. Como pode isso? Segundo a neurociência, o homem não é um paranormal. É só a tal Visão Cega! Incrível, não! Então me veio alguns textos da Palavra na cabeça:

A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo teu corpo terá luz; se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Mateus 6:22-23

Isso me remete ao princípio básico para fazer curvas com motos! Você deve olhar fixamente para o fim da curva, sem se preocupar em como controlar a moto. Simplesmente a moto é levada a fazer uma curva de forma perfeita e sair no lugar correto. Você não tem que se preocupar com nada, basta olhar para o lugar certo. Agora, se olhar para o lado errado, ficar pensando demais, então vai entrar errado, curvar errado, sair errado e torcer (ou orar) para que a aventura não seja trágica.

Nosso corpo humano é guiado pelos olhos. Que incrível! Nossos pensamentos são orientados pelos nossos olhos. Que loucura! Nossas ações são determinadas pelos nossos olhos! Que perigo! Para onde estamos olhando?

Lembra-se de quando Jacó negociou com seu sogro Labão a divisão dos rebanhos? As ovelhas que nascessem de uma só cor seriam de Labão e as que nascessem malhadas, seriam de Jacó. Jacó então colocou varas descascadas e listradas diante dos olhos da parte mais forte do rebanho e toda cria boa nascia malhada e era incorporada aos rebanhos de Jacó. Isso não está na Bíblia como manual de fazer cabras malhadas. Existe uma lição forte sobre o poder do olhar! Até as cabras são assim. Nós somos assim também, pois fazemos parte do reino animal!

Daí algumas coisas para meditar:

- Para que direção temos colocado nossos olhos? Na direção das coisas do alto, ou nas coisas passageiras? (Mateus 6:33)

- Temos usado nossos olhos para procurar a Deus? (Jeremias 29:13)

- Temos buscado reconhecer Deus na criação? (Mateus 7:7)

Deus nos libertou e nossa liberdade está em poder olhar em direção a ele. Lembre-se que a tendência antiga sempre foi olharmos para outra direção (Isaías 53:6). Ele então nos pede um culto racional (Romanos 12:1). Um culto prestado com os olhos nele, afinal, ele é o caminho, a verdade e vida. Se estivermos olhando para Ele, vamos ser levados nesta vida, como o cego do Fantástico. Os obstáculos existem, estão bem a nossa frente, e nós não os enxergamos, passamos por eles como se não estivem lá, pois “algo” dentro de nós (a Palavra), nos guia e nos livra de todos as pedras no caminho. Isto é Fantástico!

Por fim, afinal são 1:30 da manhã, me lembrei de Calebe e Josué e os outros espias (Números 13 e 14). Todos viram as mesmas coisas, mas enxergaram diferente. “Foram necessários 2 homens para carregar um cacho de uvas recolhido da terra de Canaã. Então parte dos espias inflamaram o povo: “vocês tão vendo o tamanho desta uva? Então imagina a boca do jagunço que come essa uva! Meu voto é para desistir desta terra e voltar para o Egito!!!. – Ai então Calebe e Josué interferem e dizem, "mas se Deus disse que essa terra é nossa, por que é que vamos nos preocupar com (ver) os gigantes? Vamos tomar posse da terra!" Viu como funcionam as coisas? Podemos ver as mesmas coisas e enxergá-las completamente diferente. O segredo é ter olhos bons! É F-a-n-t-á-s-t-i-c-o !

http://fantastico.globo.com/Jornalismo/FANT/0,,MUL943125-15605,00.html

Abraços,
Gilberto Amorim Moura

"O segredo é ter olhos bons..." : )

Um comentário:

Waniagil disse...

Oi Lili
Obrigada pelo comentário que colocou lá no meu blog. Esperamos muito que 2009 seja um ano feliz.
Obrigada pela força e carinho que tem nos dado.
Amamos você também.
Beijo
Wania

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...